Qualidade de vida em portadores de lesão medular: estudo de revisão de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar e sistematizar na literatura contida em bases de dados informatizadas (LILACS e MEDLINE) pesquisassobre a qualidade de vida das pessoas portadora de deficiência física por lesão medular no período de 1994 a 2004.

Métodos:

trata-se de estudo descritivo e exploratório, onde foi realizada revisão bibliográfica.

Foram utilizados osdescritores:

pessoas portadoras de deficiência física, pessoas com deficiência física, traumatismos da medula espinhal,qualidade de vida, enfermagem e cuidados de enfermagem, sendo encontrados 27 artigos que compuseram a amostra doestudo.

Resultados:

os temas dos artigos encontrados foram: bem-estar dos indivíduos portadores de lesão medular;processo de reabilitação; satisfação de vida; realização de atividades físicas e expectativa de vida. O estudo apontoucarência de publicações na área da enfermagem, como também no aspecto metodológico. Verificou-se que, embora amelhoria da qualidade de vida dos portadores de lesão medular seja de extrema importância, ainda há escassez deestudos com este tema, necessitando ser melhor investigado e discutido.

Conclusão:

assim, considera-se importante ainclusão da compreensão da subjetividade do indivíduo portador de lesão medular e de sua percepção sobre qualidade devida visando uma melhoria da assistência de enfermagem.