Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009
Objetivos:
descrever a importância da parceria entre equipe de enfermagem e a família do recém nascido pré-termointernado em uma UTI neonatal, e descrever estratégias que podem ser utilizadas pelos profissionais, para acolher essesfamiliares. Método:
trata-se de uma pesquisa realizada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizadassete estratégias de busca. Os limites utilizados foram:
descritor de assunto; faixa etária de recém-nascido (até um mês) elactente (1-23 meses); trabalhos realizados com a espécie humana; publicados de 2003 a 2008, nos idiomas português,inglês, espanhol. Foram selecionadas 10 referências. Foi também utilizada uma dissertação de mestrado que aborda otema central da pesquisa. Resultados:
a parceria entre equipe de enfermagem e familiares favorece um maior contatoentre pais e filho, colabora para a recuperação clínica do prematuro e da mãe, melhora do estado emocional dos pais,minimiza a ocorrência de sentimentos e complicações fisiológicas. Estratégias como a inclusão dos pais nos cuidados com ofilho, demonstrando a importância da presença da família na unidade, e a promoção de uma educação permanente,precisam ser implementadas nas UTIs. Conclusão:
é fundamental que a equipe se torne ponto de apoio para os familiaresde neonatos internados em UTIs.