Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009
Objetivos:
analisar as publicações que envolvam a comunicação entre pais e filhos acerca de temas relacionados àsexualidade nas bases de dados MEDLINE, BDENF e LILACS da Biblioteca Virtual de Saúde BVS, no período de 2004 a 2009.Método:
estudo de revisão de literatura sistemática, realizado na BVS, em maio de 2009, a partir dos descritores:comunicação, adolescente e sexualidade. Para análise das informações, realizou-se a organização do conteúdo conformecategorias temáticas presentes nas publicações. Resultados:
as referências analisadas foram 20, sendo 12 na base dedados MEDLINE, cinco na BDENF e três na LILACS. Os resultados mostram a família como referência na comunicação eidentificam a mãe como principal mediadora do diálogo junto aos filhos. Nos estudos, ressalta-se a necessidade deelaboração de estratégias educativas que fortaleçam os pais, visto que os adolescentes que desfrutam da comunicação nafamília, tendem a vivenciar a saúde sexual de forma mais saudável e prazerosa. Conclusão:
situar novasestratégias/experiências no campo sexual e reprodutivo a partir das relações familiares favorece o entendimento dasaúde, como qualidade de vida. O enfermeiro deve fortalecer a rede de apoio social do adolescente e ações de promoçãoda saúde nesse campo.