Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009
Objetivos:
identificar o conhecimento e as expectativas das gestantes na escolha do parto natural; discutir o programa dehumanização de pré-natal e nascimento e o papel do enfermeiro na humanização e incentivo ao parto natural. Método:
trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva-exploratória, com abordagem qualitativa. Foi realizada umabusca em bases de dados utilizando os descritores enfermagem, parto e parto humanizado. Refinamos os dados através daleitura pré-textual, seletiva e interpretativa. Resultados:
emergiram as categorias: o conhecimento e as expectativas dasgestantes na escolha do parto natural; programa de humanização do parto e nascimento e o papel do enfermeiro noprocesso de humanização do parto natural. Conclusão:
dentro das expectativas e conhecimento das gestantes estavam apreocupação em ter um parto com pouca dor e sofrimento, sem maiores complicações para a mãe e para o bebê. No queconcerne o Programa de Humanização do Parto e Nascimento e o papel do enfermeiro na humanização do parto,destacam-se necessidade da melhoria do acesso à cobertura e qualidade do acompanhamento do pré-natal e nascimento;a extrema importância do incentivo ao aleitamento materno, ao alojamento conjunto e a presença de acompanhante.