A privacidade do cliente em terapia intensiva e as implicações para a prática de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar como as questões relacionadas à privacidade do cliente na prestação de cuidados em terapiaintensiva têm sido abordadas pela enfermagem.

Métodos:

pesquisa bibliográfica exploratória, acerca das produçõescientíficas de enfermagem sobre a privacidade do cliente crítico em terapia intensiva. Foram considerados artigospublicados entre 1996 até 2008, utilizando-se os descritores: Cuidado, Privacidade, Exposição corporal, Enfermagem eTerapia intensiva. Os dados foram analisados e discutidos à luz da Multireferencialidade.

Resultados:

a privacidade docliente em terapia intensiva parece não ser ainda, uma preocupação do profissional de enfermagem, o que poderá trazerimplicações ético-legais e técnicas, comprometendo dessa forma o cuidado de enfermagem e dando margem para que elepossa ser rotulado como desumano.

Conclusão:

o estudo traz implicações para a prática de cuidar que precisam serdiscutidas entre os profissionais de enfermagem. É preciso pensar não somente na importância da racionalidade da técnicae do conhecimento científico como fundamentos e pilares de sustentação do cuidado de enfermagem em terapiaintensiva, mas também, na subjetividade que se encerra em todas as ações de cuidar.