Aspectos epidemiológicos da sepse em Unidades de Terapia Intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

caracterizar os pacientes que adquiriram sepse em unidades de terapia intensiva.

Método:

pesquisabibliográfica, realizada no site do domínio público e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME), especificamente na Basede Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), LiteraturaInternacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO), com estudos de 2001 a abrilde 2009.

Utilizamos como unitermos:

Sepse e Unidades de Terapia Intensiva.

Resultados:

O sexo masculino foi o maisatingido (56%), cuja idade variava entre 57 e 71 anos. Como principal foco iniciador de sepse destacou-se o pulmonar(60%). Os patógenos mais encontrados foram germes gram-negativos (65%). A lavagem das mãos foi abordada em 90% dosestudos que tratavam dessa temática como principal ação para controle de infecção.

Conclusões:

os indivíduos sexomasculino foram os que mais desenvolveram sepse e tinham idade média de 65 anos. O foco pulmonar foi o mais abordadocomo possível iniciador da sepse. As bactérias Gram-negativas foram os patógenos mais encontrados nas pesquisas e alavagem das mãos foi a técnica mais ressaltada como medida de prevenção de infecções nesse ambiente.