Transplante de órgãos e tecidos: aspectos históricos, ético-legais, emocionais e repercussão na qualidade de vida

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

apresentar a produção científica sobre qualidade de vida e alguns aspectos históricos, éticos, legais eemocionais que envolvem os transplantes de órgãos e tecidos.

Método:

estudo descritivo e exploratório, no qual foramrealizadas consultas nas bases de dados Medline, Scielo e Lilacs, envolvendo adultos, utilizando os seguintes descritores:depressão, qualidade de vida, transplante de órgãos e doença crônica, além de consulta a livros-texto. Todos os artigospesquisados foram lidos e analisados, sendo selecionados aqueles com similaridade ao tema.

Resultados:

evidenciaram-sedois aspectos relevantes: 1) a significante evolução tecnológica e de políticas públicas voltadas para os transplantes deórgãos e tecidos, no Brasil; 2) pequena valorização dos aspectos emocionais e sociais, com repercussões psíquicas e naqualidade de vida dos pacientes; também, desproporção entre o número de órgãos viáveis para transplante e a crescentelista de espera, relacionada à falha na notificação dos casos de morte encefálica e na abordagem para solicitação dadoação.

Conclusão:

apesar dos avanços no tratamento dialítico, o transplante renal vem sendo apontado como a melhoropção, tendo em vista proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente com insuficiência renal crônica.