O exercício da liderança pelo enfermeiro no contexto da organização do trabalho em saúde e enfermagem: algumas reflexões

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

refletir sobre a liderança do enfermeiro no contexto da organização do trabalho em saúde e enfermagem efornecer subsídios para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem que buscam estudar e/ou aprimorar o exercício daliderança.

Método:

ensaio teórico fundamentado em uma revisão bibliográfica narrativa de livros, artigos e dissertações,a partir da qual foram constituídos três eixos de análise e reflexão: em busca do conceito de liderança, o desenvolvimentodo potencial para o exercício da liderança e a liderança do enfermeiro entre o passado, presente e o futuro.

Resultados:

a liderança é uma importante competência para o enfermeiro na gerência do processo de trabalho e coordenação dasatividades que envolvem a produção do cuidado em saúde e enfermagem. Assim, o exercício da liderança requer dosenfermeiros o desenvolvimento de posturas empreendedoras baseadas na construção de equipes, na negociação, nocompartilhamento do poder nas relações e na exploração da motivação humana no trabalho.

Conclusão:

é fundamental oenfermeiro estar convicto do seu papel de líder no exercício profissional e buscar exercê-lo com coerência e visão críticada realidade diante de diferentes contextos, valorizando a multidimensionalidade do ser humano que cuida e que écuidado.