Diagnósticos de enfermagem intolerância à atividade e perfusão tissular cardiopulmonar ineficaz: avaliação em pacientes submetidos à terapia gênica

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

avaliar e comparar a freqüência dos diagnósticos de enfermagem intolerância à atividade e perfusão tissularcardiopulmonar ineficaz em pacientes cardiopatas isquêmicos avançados antes e após terapia gênica pararevascularização miocárdica.

Método:

estudo de coorte, no qual 20 pacientes cardiopatas isquêmicos avançados tratadoscom terapia gênica serão submetidos a avaliações clínicas de duas enfermeiras com experiência mínima de três anos emcardiologia, a fim de identificar a presença ou não dos diagnósticos de enfermagem intolerância à atividade e perfusãotissular cardiopulmonar ineficaz. Essas avaliações serão realizadas antes da terapia gênica e três e seis meses após amesma. Os dados serão tabulados para posterior análise de freqüência absoluta e relativa, assim como comparação entreos três momentos. Será utilizado o coeficiente de Kappa para análise da concordância entre as avaliações deenfermagem. Para comparar as variáveis dicotômicas será utilizado o Teste Q de Cochran e para as variáveis ordinaisserá utilizado o Teste de Friedman.