Comportamentos de risco para as doenças sexualmente transmissíveis em homens adolescentes

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

descrever os comportamentos de risco e vulnerabilidade adotados pelos adolescentes frente às DST/AIDS.

Metodologia:

trata-se de um estudo etnográfico, realizado numa escola da rede pública e estadual de Fortaleza-CE. Apopulação foi composta de vinte adolescentes do sexo masculino, de 12 a 18 anos e que cursam o ensino fundamental emédio. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semi-estruturada e observação simples. A análise doconteúdo seguiu a orientação de Bardin. A pesquisa foi realizada com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFC,sob número de protocolo 119/07 e após o consentimento livre e esclarecido dos pais.

Resultados:

os dados evidenciamque entre as condutas de risco citadas pelos adolescentes, a principal é a relação sexual sem preservativo, e que o medo eo arrependimento existem após a relação desprotegida, e que a idade do parceiro pode sim influenciar de forma negativapara a proteção.

Conclusão:

consideramos ser necessária a abordagem do sexo seguro entre jovens, exigindo a produçãode estratégias criativas que façam sentido nos diversos contextos sócio-culturais nos quais os adolescentes estejaminseridos.