Adesão ao tratamento anti-hipertensivo em portadores de hipertensão arterial sistêmica de uma unidade de saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar como ocorre a adesão ao tratamento anti-hipertensivo em portadores de Hipertensão ArterialSistêmica em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família, de um município de região Noroeste do Estado do RioGrande do Sul.

Metodologia:

trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa cuja amostra foi composta por13 indivíduos identificados pelos profissionais de saúde do referido serviço de saúde. A coleta de dados foi por meio daentrevista e os dados foram analisados a luz da análise de conteúdo, resultando em um tema de análise. Foramrespeitados os aspectos Éticos preconizado pela resolução 196/96, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa daUNIJUI, mediante parecer consubstanciado 0153/2008.

Resultados:

dos depoimentos resultou um tema de análisedenominado Adesão ao Tratamento Anti-hipertensivo, o qual versa acerca de aspectos relativos ao entendimento dosportadores de HAS em relação à necessidade de adesão ao tratamento, pois sendo esta uma patologia ocasionalmentesilenciosa, o portador tem que assumir postura ativa no seu tratamento, o qual envolve terapêutica medicamentosa e nãomedicamentosa. Na pesquisa foi identificado que o grau de instrução dos indivíduos não influenciou na adesão aotratamento.

Conclusão:

faz-se necessário que o sujeito implemente mudanças em seu estilo de vida com vistas a garantiro controle dos níveis pressóricos, evitando complicações.