Assistência de enfermagem aos familiares de clientes portadores de feridas: limites e possibilidades

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar os limites e as possibilidades encontrados pelas famílias frente ao cuidado de feridas a domicílio declientes acompanhados por profissionais de um Grupo de Curativos.

Metodologia:

estudo descritivo e exploratório, deabordagem qualitativa com uso da observação simples. Foi realizado com quatro familiares cuidadores de clientes queutilizaram o serviço do Grupo de Curativos de um hospital de grande porte da região sul do Rio Grande do Sul/Brasil. Osdados foram coletados nos meses de outubro e novembro de 2008 e analisados a partir de temáticas.

Resultados:

osresultados proporcionaram um entendimento maior sobre os recursos utilizados pelas famílias no cuidado com as feridas,assim como proporcionou identificar a credibilidade sustentada pelo Grupo de Curativos do hospital palco do estudo, umavez que os pacientes atendidos não estavam mais internados na instituição e esta continuava sendo a primeira escolha dosmesmos em relação ao tratamento.

Conclusão:

em meio a todas as dificuldades, vividas pelas famílias no cuidado deferidas, o que mais se destacou foi o apoio mútuo entre os membros do grupo familiar, ao estar em casa realizando oscuidados e por disponibilizarem de um serviço de referência e de confiança para o tratamento de feridas.