Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010
Objetivo:
caracterizar o perfil socioprofissional e o processo de formação dos profissionais da Estratégia de Saúde daFamília (ESF) dos municípios que integram a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santo Ângelo-RS.Método:
pesquisa quantitativa e descritiva, tipo estudo de caso. A amostra é de 254 profissionais. Na coleta de dados,utilizou-se questionário. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIJUÍ (Parecer Consubstanciado nº002/2008). As informações foram analisados pela estatística descritiva. Resultados:
Em relação à formação das equipes, amaior parte dos respondentes são agentes comunitários de saúde, seguidos de técnicos ou auxiliares de enfermagem,enfermeiros, médicos, dentistas e auxiliares de consultório dentário. A maioria é do sexo feminino, com idade média de36,3 anos, casada, com filhos, ingressantes na ESF nos anos de 2001 a 2004. Há baixa rotatividade dos profissionais nasequipes. Dentre os profissionais com curso superior predominam os que participaram de Curso Introdutório. Conclusão:
oestudo indica a existência de demandas na área de formação dos profissionais que atuam na ESF, apontando a necessidadede ofertas de novos cursos no campo da saúde da família.