Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010
Objetivo:
conhecer a opinião de puérperas quanto à importância do Método Mãe-Canguru no desenvolvimento do seurecém-nascido prematuro. Metodologia:
estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido no alojamentoconjunto de uma maternidade pública Amigo da Criança em Natal/RN, na Região Nordeste do Brasil e que atende peloSistema Único de Saúde. A amostra constou de 20 puérperas mães acompanhantes de seu recém-nascido prematurointernadas no alojamento conjunto da instituição, vivenciando o método canguru. O estudo teve parecer favorável daComissão de Ética da Instituição e número do protocolo 05/2009. Os dados foram coletados pela técnica de entrevista eanalisados por meio de categorias, tendo em vista a análise temática. Resultados:
com as falas das entrevistadas surgiramquatro categorias temáticas: Estar em contato direto; Observando à recuperação; O crescimento edesenvolvimento e O vínculo mãe-filho. Conclusão:
o Método Mãe-Canguru é ainda uma metodologia positiva apesardas dificuldades e deficiências institucionais, as quais podem ser minimizadas pelas políticas públicas de perinatalvigentes, objetivando a prevenção de danos e a saúde de bebês prematuros, possibilitando o acompanhamento de seudesenvolvimento e possíveis sequelas.