Oficinas em saúde mental: vertentes de uma proposta de educação em saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

relatar a dinâmica de realização de oficinas terapêuticas (OT) de Enfermagem e Nutrição, bem como, osprincipais resultados observados pelos acadêmicos desses cursos no decurso do projeto intitulado “Oficinas Terapêuticaspara Hábitos de Vida Saudável no Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário”.

Metodologia:

trata-se de um relato deexperiência.

Resultados:

as OT apresentam periodicidade semanal, com duração de 90 minutos. Percebe-se umapreocupação reduzida dos portadores de transtorno mental com o próprio corpo e com a saúde; uma carência significativade informações adequadas, estando presentes as medidas terapêuticas caseiras; a necessidade de espaços de troca deconhecimento e de experiências. Dessa forma, as atividades realizadas contribuem para uma maior socialização dosportadores de transtorno psíquico; despertam o interesse para o autocuidado e para a exteriorização dos sentimentos evivências.

Conclusão:

as OT constituem uma estratégia de atenção inovadora e eficaz, ao possibilitar a criação de vínculoe de confiança entre os participantes e os facilitadores da atividade, a produção de um ambiente descontraído decomunicação e troca, o que favorece o desenvolvimento da autonomia e uma maior interação social entre os usuários.