Percepção dos estudantes de enfermagem sobre a integração docente assistencial

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar como os estudantes de graduação em enfermagem percebem a integração docente-enfermeiroassistencial e sua relação com o processo de formação profissional.

Metodologia:

pesquisa qualitativa realizada desetembro a outubro de 2009 com nove estudantes, de ambos os sexos, do sétimo e oitavo semestre do Curso de Graduaçãoem Enfermagem, de uma universidade da região sul do Brasil. Utilizou-se a entrevista aberta e gravada. Para analisar osdados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal deSanta Maria, pelo Parecer Nº 0113.0.243.000-09.

Resultados:

dos depoimentos emergiram duas categorias temáticas:percepção dos estudantes sobre a integração docente-assistencial na enfermagem e percepção das aulas práticascurriculares e dos estágios supervisionados. Os estudantes percebem que a integração entre enfermeiros docentes eassistenciais ainda não é efetiva, sendo, muitas vezes, inexistente. Apontaram a importância do papel de educador doenfermeiro assistencial e do docente como facilitador da integração e do relacionamento com a equipe de enfermagem.

Conclusão:

a Integração Docente- Assistencial ainda não é uma realidade vivenciada, porém há princípios de mudançasque indicam a possibilidade do estabelecimento de relações que otimizem a formação profissional.