Mortalidade em idosos hospitalizados em serviços do SUS em João Pessoa – PB, de 2000 a 2007

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

traçar o perfil de mortalidade da população idosa da cidade de João Pessoa – PB, submetida a internaçõeshospitalares no âmbito do SUS entre os anos de 2000 e 2007.

Metodologia:

estudo documental de natureza descritiva, queutilizou dados do SIH/SUS referente aos indivíduos com 60 anos e mais de idade. As variáveis estudadas foram as taxas demortalidade hospitalar de idosos por faixa etária e sexo, segundo os capítulos da Classificação Internacional de Doenças(CID-10).

Resultados:

as doenças, segundo os capítulos da CID—10, que apresentam as maiores taxas de mortalidade emidosos são: as endócrinas, as de sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e laboratoriais, as hematológicas,dos órgãos hematopoéticos e transtornos imunitários, as infecciosas e parasitárias e as do sistema nervoso. Observou-seque não há diferenças significativas entre os sexos e que as taxas aumentam com o avançar da idade.

Conclusão:

a capitalparaibana acompanha a tendência de outras cidades brasileiras, bem como a tendência nacional no que diz respeito àstaxas de mortalidade, ao relacioná-las com o sexo, e principalmente com a idade.