Orientação sexual no contexto escolar: discurso oficial versus cotidiano pedagógico

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar sob a ótica dos gestores do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras/PB como o tema “orientaçãosexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, realizada em 2008,envolvendo oito gestores das escolas públicas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal daParaíba, sob o protocolo 1075. Elegeu-se a entrevista semi-estruturada com técnica de investigação e o material empíricoobtido foi submetido à Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática.

Resultado:

evidenciou-se que hácomprometimento por parte dos gestores no que tange a inserção da orientação sexual no contexto escolar e que vemsendo feito investimentos na formação continuada dos educadores. Entretanto, reconhecem que a falta de preparotécnico/emocional dos educadores interfere na efetivação e aprofundamento desse conteúdo. Privilegia-se a área deciências naturais e enfoque preventivista das ações educativas.

Conclusão:

programas de intervenção que na práticatraduzem uma orientação e/ou decisão política previamente tomada, não garantem sua execução e/ou implantação, poisexigem a compreensão do contexto que molda e condiciona as representações dos atores.