Ficar doente não é divertido: a voz das crianças sobre a doença e a hospitalização

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

descrever a percepção de crianças sobre sua doença e hospitalização.

Método:

pesquisa de naturezaqualitativa. O termo de consentimento livre e esclarecido foi assinado pelos pais ou responsáveis. A pesquisa foi aprovadapelo Comitê de ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (parecer nº 098/06). Foram entrevistadas trezecrianças, de 7 a 12 anos, de uma instituição hospitalar pública de Natal/RN, especializada em atendimento pediátrico. Aanálise se deu a partir do estudo do material empírico (entrevistas, observação e diário de campo, com anotações sobrecada criança) à luz do método criativo e sensível. Surgiram aspectos nas entrevistas que foram agrupados em umacategoria (ficar doente não é divertido) com duas subcategorias: a chegada da doença e a vida ficou diferente.

Resultados:

demonstram alguma compreensão das crianças sobre sua doença. Elas sentem as mudanças ocorridas em seucorpo, como também a impossibilidade de realizar suas atividades diárias. A segunda subcategoria mostrou as mudançasocorridas no cotidiano das crianças com o aparecimento da doença. Elas aceitam o hospital pela necessidade detratamento, mas reconhecem que a vida fica diferente pelos limites resultantes da doença e do próprio hospital.

Conclusão:

as crianças percebem a doença e o ambiente hospitalar como algo que muda o ritmo de suas vidas e lhescausam transtornos, medos e apreensões.