O homem no âmbito da Estratégia Saúde da Família

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar a frequência com que os homens utilizam os serviços oferecidos na atenção básica à saúde e oconhecimento deles sobre a ESF.

Método:

estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido juntoa onze homens, selecionados de forma aleatória, adscritos em área de abrangência de uma equipe da ESF, no municípiode Parnamirim-RN. A coleta de dados ocorreu durante os meses de junho e julho de 2009, por meio de entrevistasemiestruturada, constituída por questões sócio-demográficas e específicas ao objeto de estudo. Ressalta-se queantecedeu esta etapa a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, comprotocolo número 057/2009. Os depoimentos foram gravados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo, segundoBardin.

Resultados:

a análise dos dados revelou que os participantes pouco utilizam os serviços de atenção básica eapresentam escassez de conhecimento acerca da ESF.

Conclusão:

o estudo aponta para a necessidade de informar aoshomens sobre o propósito da ESF para que sejam alertados quanto à importância de adotarem medidas que visam àpromoção à saúde.