Perfil clínico-epidemiológico dos portadores de doenças cardiovasculares em Petrolina, Pernambuco, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

conhecer o perfil clínico-epidemiológico dos portadores de doenças cardiovasculares em uma clínica médica deum hospital público da cidade de Petrolina/PE.

Método:

estudo descritivo, exploratório de abordagem quali-quantitativa,realizado na clinica médica do Hospital de Urgência e Traumas nos meses de setembro e outubro de 2009. A amostra dapesquisa foi composta por 24 clientes internados e portadores de doenças cardiovasculares, cujos dados foram obtidosatravés da análise de seus prontuários e de entrevistas semi-estruturadas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética doInstituto Materno Infantil de Pernambuco Professor Fernando Figueira/IMIP, sob nº de protocolo 1568.

Resultados:

revelou-se, após analise dos dados que os maiores acometidos pelas doenças cardiovasculares foram pessoas idosas, combaixa escolaridade que possuíam hábitos de fumar e beber. Os antecedentes pessoais e familiares também influenciaramno desenvolvimento de cardiopatias, esse risco aumenta quando associado aos fatores socioeconômicos desfavoráveis.Dentre as doenças cardiovasculares, destacou-se a insuficiência cardíaca com 58%.

Conclusão:

após analise dos dados,percebeu-se que os profissionais de saúde possuem um desafio, o qual consiste em mudar o estilo de vida da populaçãoem geral, trabalhando a promoção da saúde e a prevenção de doenças nas diversas esferas do setor saúde.