Qualificação do nível médio de enfermagem através da educação continuada

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

caracterizar o perfil do nível médio de enfermagem atuante na área de pediatria em hospitais da rede públicade saúde em Recife-PE.

Método:

estudo transversal, exploratório, descritivo de abordagem quantitativa. Foi realizado emquatro hospitais da cidade do Recife-PE com demanda pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que possuíam serviço deeducação continuada, com 411 profissionais do nível médio de enfermagem, cuja coleta de dados foi de abril a julho de2003, usando um formulário estruturado após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Agamenon Magalhãescom protocolo n.7/2002. Os formulários foram digitados no programa EPI-INFO (versão 6.0) com análise descritivaunivariada dos dados, calculando-se a distribuição de frequência, com construção de tabelas.

Resultados:

amostrapredominantemente feminina, com idade entre 27 e 38 anos de idade, com um único vínculo empregatício e renda emtorno de 1 a 2 salários mínimos. A maioria já participou de programas de educação continuada. No entanto, chamouatenção o número de profissionais que nunca participou de tais eventos.

Conclusão:

as discussões sobre o processo deeducação continuada necessitam ser aprofundadas nas instituições para manter a qualidade da assistência deenfermagem.