Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010
Objetivo:
analisar o envelhecimento humano saudável do ponto de vista da saúde, levando ao conhecimento doprofissional uma visão mais crítica e incentiva à reflexão em relação ao tema referido. Metodologia:
estudo descritivorealizado por meio da revisão de literatura integrativa, utilizando a base de dados o LILACS para artigos no período entreos meses de agosto a setembro de 2009. Resultados:
os achados mostraram que uma das estratégias de potencializar osganhos do processo de envelhecimento seria a busca por uma vida saudável, fruto de uma série de atividades com afinalidade de promover a saúde, prevenindo ou postergando a instalação de patologias crônicas, retardando o declíniofuncional, favorecendo sua autonomia e independência. Logo, seria preservado o aspecto cognitivo de integração social ede valorização das relações interpessoais e afetivas. Conclusão:
o envelhecimento de uma população é uma aspiraçãonatural de qualquer sociedade. No entanto, é importante almejar a melhoria na qualidade de vida daqueles queenvelheceram ou que estão no processo de envelhecer, independente de sua situação social, cultural e biológica. Assim,faz-se necessário que Políticas Públicas sejam dirigidas e programadas especificamente para este segmento etário visandopromoção à saúde numa perspectiva de um envelhecimento saudável.