Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4,n.esp), 2010
Publication year: 2010
Objetivo:
relatar a experiência vivenciada na sala de aula com a utilização de imagens para construção de uma análisereflexiva sobre os paradigmas que permeiam os modelos de atenção à saúde vigente. Método:
relato de experiência deuma atividade acadêmica, intitulada os paradigmas que permeiam o modelo de atenção à saúde no país, da Disciplina deAnálise Crítica da Prática de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Como dispositivosmetodológicos utilizaram-se texto base e imagens desenhadas à mão sobre a temática abordada. Resultados:
a práticaeducativa baseada no depósito de informações foi substituída por uma prática dialógica, onde os envolvidos tinham umpapel ativo na construção do saber. Uma temática densa que relaciona tipos de paradigmas e modelos de saúde pôde sertrabalhada de maneira flexível, tornando o espaço enriquecedor para construção de conhecimentos. Conclusão:
a práticapossibilitou aproximação do grupo com questões reflexivas propostas durante o processo de ensino-aprendizagem,permitindo a participação dos discentes, os quais contribuíram de forma significativa, trazendo exemplos de sua práticaprofissional e buscando respaldo científico para argumentações. A experiência validou a utilização de estratégias quecontribuem para compreensão de temas complexos.