Pesquisa-ação na elaboração de manual de normas, rotinas e técnicas de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (2 Edição Epecial), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

elaborar um Manual de normas, rotinas e técnicas de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, no Rio Grande do Sul, por meio da pesquisa-ação.

Metodologia:

pesquisa-ação realizada em uma instituição de longa permanência para idosos, de agosto a dezembro de 2007, no Rio Grande do Sul.

Foram participantes dois pesquisadores e dez trabalhadores:

um enfermeiro, duas técnicas de enfermagem e sete cuidadoras. A coleta e análise dos dados se deram de forma concomitante e coletiva. Foram realizadas por meio de quatro reuniões/seminários. Foram utilizados gravação e anotações em diário de pesquisa, após reflexões/discussões dos temas: Importância da elaboração do Manual; Contribuições do Manual para os trabalhadores; Contribuições do Manual para os idosos residentes; Normas; Rotinas; Técnicas; Sugestões na elaboração do Manual. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa na Área da Saúde, tendo parecer favorável número 007/2007.

Resultados:

o Manual foi elaborado conjuntamente entre pesquisadores e trabalhadores, atendendo as necessidades contextuais, sendo, implantado, posteriormente.

Ficou composto por:

Introdução; Atribuições dos trabalhadores da Enfermagem; Normas; Rotinas e Técnicas.

Conclusão:

o Manual elaborado trouxe melhor sistematização do cuidado para os trabalhadores e contribuição para melhoria da assistência aos idosos institucionalizados.