Atendimento pré-hospitalar: condutas do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (4), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

conhecer a atuação dos enfermeiros dos serviços pré-hospitalares fixo e móvel frente à paradacardiorrespiratória (PCR).

Método:

estudo qualitativo de caráter exploratório, realizado na cidade de Feira de SantanaBA.Participaram do estudo 12 enfermeiros que trabalham em unidades de atendimento pré-hospitalar, sendo que seteatuavam no pré-hospitalar fixo e cinco no pré-hospitalar móvel. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maiode 2009, através de entrevistas semiestruturadas abordando questões como: condutas do enfermeiro frente à PCR, sinaisde parada cardiorrespiratória identificados pelos mesmos e treinamentos periódicos oferecidos pelo serviço. A referidapesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Tecnologia e Ciências, nº do protocolo 01.621-2009.

Resultados:

após analise dos dados, os resultados obtidos apontam para a necessidade da implantação deprogramas de aperfeiçoamento contínuo e suscitam reflexões acerca do preparo dos enfermeiros no atendimento pré-hospitalar à vítima de PCR.

Conclusão:

Os resultados do estudo apontaram para um importante déficit de qualificação dosprofissionais entrevistados de modo mais ampliado e identificou uma situação mais relevante e preocupante no que serefere aos profissionais do serviço pré-hospitalar fixo.