A experiência da terapia comunitária como estratégia de cuidado pré-natal

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (5), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

investigar as contribuições da terapia comunitária como estratégia de cuidado durante o acompanhamento pré-natal.

Método:

pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com um grupo de gestantes participantes da terapia comunitária no município de João Pessoa-PB. O material empírico foi produzido por meio da utilização de entrevistas, comuso de gravador e as anotações registradas no caderno de campo. A análise do material foi guiada pelo método de história oral temática. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde/CCS da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, sob o Protocolo n. 898/07.

Resultados:

após análise das narrativas foram construídos dois eixos temáticos: Histórias de vida na terapia comunitária: a gravidez e seus significados; e Terapia comunitária como proposta de cuidado na assistência pré-natal.

Conclusões:

a terapia comunitária associada às ações de cuidado no pré-natal representou um espaço para socialização de experiências e de informações, valorizando as vivências e saberes das mulheres grávidas, vistas como protagonistas na construção de sua maternidade e da promoção de sua saúde.