Cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama: revisão de literatura

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (6), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

analisar a produção científica nacional sobre os cuidados de enfermagem às mulheres com câncer de mama, no período de 2005 a 2009.

Metodologia:

revisão de literatura de 24 artigos científicos, selecionados da busca digital nas bases de dados Lilacs e Scielo, com os termos cuidados de enfermagem e câncer de mama.

Resultados:

a análise resultou em dois temas: “estratégias de enfrentamento utilizadas pela mulher com câncer de mama” e “atuação do enfermeiro no cuidado às mulheres com câncer de mama”. Destaca-se a necessidade de educação acerca da doença, como estratégia de fortalecimento destas diante do diagnóstico e para facilitar o itinerário terapêutico; e a importância do suporte social dos grupos de apoio e da família, e do suporte multiprofissional.

Conclusão:

O estudo possibilitou verificar o papel do enfermeiro no processo terapêutico das mulheres acometidas pelo câncer de mama, e a importância do processo ensino aprendizagem na conscientização das mulheres sobre a doença, favorecendo o enfrentamento dos tratamentos, o suporte social e profissional.