Jovens mães e abandono escolar: uma revisão sistematizada

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (6), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

realizar uma revisão sistematizada dos artigos publicados nos últimos cinco anos sobre o tema maternidade na adolescência e fatores de abandono escolar.

Metodologia:

revisão sistematizada de artigos em inglês, português e espanhol nas bases de dados BVS, SciELO, MEDLINE, LILACS e PubMed, entre janeiro de 2004 e janeiro de 2009, utilizando, conjuntamente, os descritores gravidez na adolescência and evasão escolar and not educação sexual. Foram encontrados15 artigos, sendo cinco artigos no Brasil; três na África; um na China; um na Argentina; um no Chile; e quatro nos Estados Unidos.

Resultados:

os artigos evidenciaram que o nível socioeconômico baixo é fator prejudicial ao desempenho escolar, comportamento sexual e reprodutivo dos adolescentes. Além da gravidez precoce, outros fatores como pobreza, baixa escolaridade dos pais e percepção do valor da educação são determinantes para o abandono escolar.

Considerações finais:

os achados dessa revisão apontam caminhos que merecem ser aprofundados, tais como as políticas públicas e programas de saúde direcionados aos adolescentes. Dessa forma, sugere-se a realização de novos estudos sobre atemática.