Plantas medicinais no tratamento complementar do diabetes mellitus

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (7), 2011
Publication year: 2011

Objetivo:

listar as principais plantas medicinais utilizadas por agricultores ecológicos do sul do Rio Grande do Sul no tratamento complementar do diabetes mellitus.

Método:

foi realizado um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritivo. Os sujeitos foram agricultores que comercializam seus produtos na feira ecológica de Pelotas. Osdados foram coletados utilizando questionário semi-estruturado. As entrevistas foram gravadas com consentimento dos agricultores e as plantas georreferenciadas e fotografadas para identificação taxonômica. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina por meio do parecer 072/2007.

Resultados:

foram citadas dez plantas utilizadas no tratamento de diabetes mellitus. De acordo com a literatura, seis delas obtiveram resultados positivos em animais ou humanos como hipoglicemiantes, as demais são indicadas para tratar outros diversos sintomas.

Conclusão:

as plantas medicinais podem atuar como adjuvantes da terapia medicamentosa na redução da glicemia de portadores da doença, levando-se em conta os preceitos legais e seguros da utilização e a importância dos enfermeiros no aconselhamento sobre o correto uso destas terapias.