Opinião de usuários acerca do acolhimento em uma unidade de saúde da família

Rev. enferm. UFPE on line; 5 (9), 2011
Publication year: 2011

Objetivos:

conhecer a opinião do usuário sobre o acolhimento em uma unidade de saúde da família (USF) na cidade deJoão Pessoa-PB; descrever, a partir da visão do usuário, a organização do serviço após a implantação do acolhimento; eidentificar as fragilidades do acolhimento na USF.

Método:

trata-se de estudo exploratório-descritivo com abordagemqualitativa, desenvolvido em uma USF localizada no Distrito Sanitário III de João Pessoa, cuja amostra constituiu-se poroito usuários. A coleta de dados foi iniciada em outubro de 2009, após a aprovação pelo Comitê de Ética daFacene/Famene, sob Protocolo n. 161/2009; após obtenção dos discursos dos participantes por meio de entrevistas, omaterial foi analisado com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

os participantes entendem oacolhimento como recurso para a garantia de acesso aos serviços de saúde e resolução de problemas, com maior agilidadee qualidade do atendimento; a escuta qualificada evidenciou-se significativa na transformação percebida pelos usuários; ea qualificação profissional, a organização do serviço e o trabalho em equipe fortalecido apresentaram-se como principaisfragilidades.

Conclusão:

o sentido de acolher precisa ultrapassar as fronteiras da relação equipe/usuários, devendo osprofissionais de saúde desenvolver um processo de trabalho que vislumbre um cuidado integral e humanizado aos usuários.