O dimensionamento da equipe de enfermagem numa Unidade de Terapia Intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objective:

discutir o dimensionamento da equipe de enfermagem no contexto da Unidade de Terapia Intensiva do HospitalRegional do Seridó (HRS) em Caicó- RN.

Método:

pesquisa descritivo-exploratória qualitativa. Foram realizadas 19entrevistas semiestruturadas com profissionais da equipe de enfermagem que trabalham na UTI. As informações foramanalisadas de acordo com a análise de conteúdo temática, que consiste em: pré-análise, exploração do material etratamento dos resultados obtidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estadodo Rio Grande do Norte conforme protocolo nº 027/10 e CAAE 0026.0.428.000-10, de acordo com a Resolução 196/96.

Resultados:

apontaram que o quantitativo dos profissionais de nível superior em enfermagem é insatisfatório para odesenvolvimento da assistência necessária para a UTI.

Conclusão:

o estudo reflete que o dimensionamento da equipe deenfermagem deve envolver a participação dos gestores do hospital, para pesquisar e levantar os pontos críticos dofuncionamento do serviço, através da promoção do trabalho em equipe.