Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012
Objetivo:
discutir o processo de trabalho de enfermagem em atendimento pré-hospitalar e determinar a prevalência deburnout e de suas subclasses em enfermeiros atuantes em cuidado pré-hospitalar móvel. Método:
trata-se de estudopopulacional, descritivo, exploratório e quantitativo com 38 enfermeiros. Utilizou-se questionário estruturado acrescidodo Maslach Burnout Inventory em setembro de 2010. Na análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatísticadescritiva e inferencial (teste t-Student e teste F (ANOVA)). A verificação da hipótese de igualdade foi realizada pelo testeF de Levene e a de normalidade foi realizada pelo teste de Shapiro-Wilk. Resultados:
dos 38 pesquisados, 75% tinhamidade de até 39 anos, 97% eram mulheres, 57% tinham filhos, 52% possuíam renda entre 6 e 9 salários-mínimos, 34% nãopraticam atividade física e 76% têm síndrome de burnout. Conclusão:
a dinâmica do serviço de atendimento de urgênciamóvel resulta em uma atividade laboral adoecedora, sendo necessário o planejamento de estratégias que minimizem osfatores de adoecimento.