Avaliação da Estratégia Saúde da Família a partir das crenças de seus gestores

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

avaliar a Estratégia Saúde da Família (ESF) a partir das crenças de seus gestores.

Método:

trata-se de pesquisadescritiva, com caráter exploratório e amostragem em censo composta por nove participantes dos distritos sanitários (DS)de Natal-RN (DS Sul, DS Leste, DS Oeste, DS Norte I e DS Norte II) e administradores atuantes no DS Leste, DS Oeste, DSNorte I e DS Norte II. Para a coleta de dados foi utilizado questionário estruturado de notas, em escala de 0 a 10,composto por cinco categorias. Tal procedimento foi realizado com auxílio de gravador, após a aprovação da Comissão deÉtica do HUOL – RN, sob o Protocolo n. 0298. Para a análise dos dados foi extraída estatística descritiva das notas (média,desvio padrão, mediana).

Estas foram divididas em quartis e classificadas como:

“péssimo” (notas entre 0 e 2,5), “ruim”(notas entre 2,6 e 5,0), “bom” (notas entre 5,1 e 7,5) e “excelente” (notas entre 7,6 e 10,0).

Resultados:

verificou-seque, a partir das notas atribuídas, foram avaliadas como “boa” a infraestrutura física da ESF (M = 5,22 ± 2,28), aquantidade e a qualidade de capacitações oferecidas aos profissionais (M = 7,38 ± 1,69) e a acessibilidade dos usuários aosserviços (M = 7,13 ± 1,55). Já os instrumentos e equipamentos foram avaliados como “péssimo” (M = 2,5 ± 0,88) e aintegração com o sistema de referência foi avaliado como “ruim” (M = 5,0 ± 2,83).

Conclusão:

os gestores reconhecem anecessidade de mudanças nas Unidades de Saúde da Família para aprimorar as condições de trabalho dos seus profissionaise melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.