Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012
Objetivos:
descrever as características clínicas e sociais dos pacientes com Doença de Crohn (DC) e identificar asexperiências desses pacientes durante o tratamento clínico. Método:
estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com14 pacientes maiores de 18 anos com DC, internados em hospital de ensino público, que consentiram em participar dapesquisa ao assinarem o Termo de Consentimento pós-informado, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa doHospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP) sob número 11495/2009. As entrevistas foramgravadas e transcritas em Programa Word for Windows. Os dados foram analisados seguindo-se as etapas de captação dossentidos dos dados; identificação de um conjunto inicial de temas ou categorias; estabelecimento de categorias-chaves ediscussão. Resultados:
o tema desenvolvido demonstrou a necessidade de exames específicos e a qualificação dosprofissionais de saúde para prestar assistência a esses pacientes. Conclusão:
O enfermeiro deve ter conhecimento sobreas reações do paciente ao tratamento clínico e realizar um seguimento com coleta de dados para contribuir noestabelecimento do diagnóstico, além de investir em intervenções educativas para favorecer a adesão ao tratamentoclínico, como forma de prevenção de complicações e possibilidade de controle da doença. Portanto, o conhecimento daexperiência destes pacientes é importante para melhorar a qualidade da assistência.