Qualidade de vida de pacientes da unidade de emergência referenciada do Hospital de Clínicas/UNICAMP

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

conhecer a qualidade de vida (QV) dos pacientes atendidos na Unidade de Emergência Referenciada do Hospitalde Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

Método:

estudo quantitativo, transversal e descritivo, utilizando aescala abreviada de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde, o WHOQOL-bref, em 100 pacientes. O projeto foiaprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas,parecer nº 1036/2009.

Resultados:

a população apresentou idade média de 40,0 anos, com variação da faixa etária de18,0 a 83,0 anos. Houve predomínio do sexo feminino, 71,0% mulheres e 29,0% homens. Observou-se o maior escore nodomínio psicológico (66,0) (DP:17,0), e o domínio ambiental apresentou o menor (55,0) (DP: 15,0), que incluidisponibilidade e qualidade dos serviços de saúde. O domínio relações sociais apresentou maior pontuação máxima, comescore 100, seguidos pelo domínio físico (96), psicológico (92) e ambiental (91).

Conclusão:

a identificação dos problemase necessidades apresentados pelos pacientes no local, pela QV apresentada no momento da admissão ao serviço, em seusaspectos físicos, sociais, psicológicos e relações com o meio ambiente, possibilita ao enfermeiro o enfoque assistencial edirecionamento a outros serviços (psiquiatria, nutricionista, assistência social, fisioterapia, outros). Assim, semdescaracterizar o atendimento do serviço, há o acréscimo do olhar terapêutico de acordo com a média dos parâmetros dequalidade de vida apresentados pelos pacientes, sendo estes, os consumidores finais do serviço de saúde.