Assistência de enfermagem em saúde mental nas equipes de saúde da família e no Centro de Atenção Psicossocial

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

descrever a assistência aos portadores de transtornos mentais pelos enfermeiros que atuam nas equipes desaúde da família e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Teixeira-PB.

Método:

trata-se de estudodescritivo realizado com quatro enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família e um enfermeiro de um CAPS deTeixeira. Os dados foram coletados por entrevista estruturada; as entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas àtécnica de Análise de Conteúdo de Bardin, resultando em uma categoria de análise. Esta pesquisa seguiu os preceitos daResolução n. 196/96 do Conselho Nacional da Saúde (CNS), e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa dasFaculdades Integradas de Patos (FIP), sob o Protocolo n. 0756/2010.

Resultados:

a categoria Atendimento aos portadoresde transtorno mental refere-se às ações desenvolvidas, como acolhimento, encaminhamento, oficinas, psicoterapia.

Conclusão:

este estudo mostrou uma realidade que pode ser encontrada em outros municípios, inclusive de grande porte:a precária atenção à saúde mental. O município possui subsídios para a elaboração de uma política de saúde mentaleficaz.