Cuidados paliativos na atenção básica: produção científica de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

investigar a produção científica sobre cuidados paliativos na Atenção Básica, no âmbito da Enfermagem, noperíodo de 2005 a 2010.

Método:

trata-se de pesquisa documental, realizada em bases de dados do Portal da Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, da Bibliotecadigital de dissertações e teses da Universidade de São Paulo-USP e na Biblioteca Virtual em Saúde-BVS. A amostra foicomposta por dez publicações. Elegeu-se a Técnica de Análise de Conteúdo Temática, seguindo as etapas de pré-análise,da classificação e da categorização, com as respectivas sub-categorias, análise e interpretação dos dados.

Resultados:

apartir da análise dos dados emergiram dois enfoques: os cuidados paliativos na Atenção Básica - visão da equipe de saúdeda família e de estudantes; e sentimentos de pacientes, cuidadores e familiares.

Conclusão:

evidencia-se a necessidadeda realização de estudos que propiciem discussões sobre essa temática, como também a inserção desse conteúdo noscurrículos dos profissionais da saúde, em particular, nos da área de enfermagem, e a disseminação desses cuidadosdiferenciados na Atenção Básica de Saúde.