Análise de estudos com enfoque nos Centros de Testagem e Aconselhamento Anti-HIV: características e contribuições

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

analisar as publicações com enfoque nos Centros de Testagem e Aconselhamento Anti-HIV/Aids (CTAs)disponíveis em periódicos indexados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) publicadas no período de 2000 a 2010.

Método:

trata-se de estudo de revisão de literatura realizada de dezembro de 2010 a maio de 2011 a partir de consultas à BVS,bem como à literatura pertinente ao tema disponível em meios digitais e impressos. Utilizou-se como termo de busca“Centro de Testagem e Aconselhamento" e "HIV” em buscas utilizando “todos os índices” e “todas as fontes”. Atenderamaos critérios de seleção 26 produções.

Resultados:

os resultados da pesquisa possibilitaram destacar as seguintescaracterísticas: mudanças do perfil epidemiológico do vírus HIV, necessidade de atualização dos dados fornecidos pelosCTAs para órgãos competentes à frente dessas mudanças com ações diretas e objetivas, a feminilização dessa doença, atransmissão vertical, a importância do aconselhamento para a população para minimizar a exposição a fatores de risco,socioculturais e regionais.

Conclusão:

foram encontrados poucos estudos com a participação de enfermeiros e publicadosem periódicos específicos da área. A literatura consultada enfatiza uma abordagem diferenciada ao público feminino nociclo gravídico-puerperal visando à minimização do impacto emocional e à promoção da saúde.
VIH