Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012
Objetivo:
refletir sobre o reconhecimento das manifestações fisiológicas da dor em pacientes incapazes de se comunicar verbalmente e suas interfaces com a assistência de enfermagem ao paciente em estado crítico. Método:
trata-se de estudo reflexivo baseado em revisão de literatura composta das fases de determinação do objetivo, elaboração do plano de trabalho, identificação das fontes, localização das fontes, obtenção do material, leitura do material, tomada de apontamentos, confecção de fichas e redação do artigo. Resultados:
além dos aspectos técnicos, a enfermagem caracteriza-se pela expressão estética, uma vez que também é uma arte. Assim, emergem os sinais subjetivos que devem ser considerados no cuidado ao paciente incomunicável, entre eles a avaliação da dor. Discorre-se sobre as manifestações fisiológicas e mensuração da dor, as especificidades dos quadros álgicos no paciente sem possibilidade de comunicação verbal e sobre a importância da identificação da dor para prover a assistência de enfermagem ao paciente crítico.Conclusão:
reconhecer as manifestações fisiológicas da dor e suas especificidades no paciente crítico impossibilitado de comunicar-se é fundamental para uma assistência de enfermagem abrangente, que extrapole as bases mecanicistas da profissão advindas do modelo biomédico.