Atuação da equipe de enfermagem em um serviço de atendimento pré- hospitalar móvel: experiência de graduandas

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

relatar experiências e percepções de concluintes do Curso de Enfermagem durante estágio não-obrigatório noServiço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU).

Método:

estudo do tipo relato de experiência que aborda a vivênciade concluintes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante atividadeacadêmica não-obrigatória no SAMU Natal. Tal atividade compreendeu aulas teóricas e estágio prático nas ambulâncias deSuporte Básico e Avançado à Vida.

Resultados:

durante o estágio, foi possível vivenciar o processo de trabalho da equipede enfermagem no SAMU, enquanto parte da equipe de saúde. Os profissionais tem suas funções específicas e previamentedelimitadas, sendo preciso conhecer e confiar no trabalho da sua equipe. Além disso, é preciso que todos saibam atuar nasmais diversas situações, pois, conhecendo a sequência do atendimento, é possível agir corretamente em qualquer caso. Noque se refere às funções específicas do enfermeiro, este participa ativamente da equipe de APH, assumindo,conjuntamente, a responsabilidade pela assistência prestada.

Conclusão:

vivenciar o APH móvel na condição de estagiáriode Enfermagem pode ser considerado um diferencial, já que a área de Urgência/Emergência não tem a atenção merecidadurante a maioria dos cursos de graduação.