Prevalência de sintomas psicofisiológicos de estresse no atendimento pré-hospitalar móvel

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013

identificar a prevalência de sintomas psicológicos e fisiológicos de estresse em enfermeiros deatendimento pré-hospitalar móvel.

Método:

trata-se de pesquisa populacional, transversal de prevalência,descritivo-exploratória, com abordagem quantitativa. Foram entrevistados 38 enfermeiros com utilização dequestionário estruturado autoaplicável, que registrou os dados sociodemográficos e as possíveis variáveissecundárias facilitadoras de estresse, além do Inventário Sintomatológico de Estresse. Na análise dos dadosforam utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial (t-Student, F de ANOVA, F de Levene eShapiro-Wilk). A margem de erro utilizada foi de 5,0%.

Resultados:

30% dos entrevistados estão na fase deexaustão do estresse; 34% apresentam sintomas psicológicos; e 31% apresentam sintomas físicos.

Conclusão:

aenfermagem de atendimento pré-hospitalar adoece de modo físico e mental e as organizações empregatícias,a academia e os centros formadores de políticas públicas observam passivamente esse cenário dedesequilíbrio.