Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
investigar a visão de profissionais da saúde acerca do trabalho do apoiador matricial na gestão docuidado em saúde na Estratégia Saúde da Família. Método:
estudo exploratório, de natureza qualitativa,realizado em cinco Unidades Integradas de Saúde da Família da João Pessoa/PB/Brasil. Foram utilizadas astécnicas de entrevista para coleta de dados e, para análise, a de Análise temática. O projeto de pesquisa foiaprovado pelo Comitê de Ética da FACENE/FAMENE, protocolo n.º 135/2010. Resultados:
na visão dosprofissionais da saúde, o trabalho do apoiador caracteriza-se por atividades gerenciais, suporte técnicopedagógicoe ampliação da clínica, direcionadas para a organização do serviço, potencializando as ações daUnidade de Saúde da Família. Conclusão:
considerando a importância do trabalho dos apoiadores matriciais,faz-se necessário o desenvolvimento de ações para a sua qualificação por parte da gestão municipal, de modoa fortalecer seu trabalho, favorecendo uma postura dialógica com e para os trabalhadores de saúde e usuáriosdo sistema.