Utilização da técnica delphi na validação de diagnósticos de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

identificar os estudos que utilizaram a Técnica Delphi na validação de Diagnósticos de Enfermagem.

Método:

revisão integrativa de literatura, para a qual foi elaborada a questão de pesquisa > A busca das informações foirealizada no Banco de Teses da CAPES, em setembro de 2011. Após a leitura, os dados foram alocados em umafigura e se procedeu a análise e discussão.

Resultados:

quatro estudos compuseram a amostra. Destes, trêsutilizaram duas rodadas na aplicação da técnica Delphi e outro utilizou três.

Conclusão:

os estudospermitiram caracterizar a utilização da Técnica Delphi na validação de diagnósticos de enfermagem,revelando lacuna na produção brasileira sobre este tema, sendo incipiente a prática desta técnica no processode validação. Novas investigações são notadamente relevantes para a construção de evidência que indiquem anecessidade de seu emprego.