Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
refletir sobre os aspectos teórico-filosóficos da medicina tradicional chinesa /acupuntura epossíveis relações com o cuidado de enfermagem. Método:
estudo de reflexão sobre a articulação dosaspectos teórico-filosóficos da medicina tradicional chinesa/acupuntura como possibilidade interventiva e detecnologia para a Enfermagem. Resultados:
o arcabouço teórico-filosófico da medicina tradicionalchinesa/acupuntura e suas proposições para o entendimento e intervenções no processo saúde-doença,encontram relações com modelos teóricos propostos na Ciência da Enfermagem constituídos à luz doparadigma dominante. Conclusão:
a utilização da acupuntura por culturas não orientais pode causar perdasao seu referencial teórico-filosófico, no entanto, sua expansão para o ocidente se guiada pelos referenciaisoriginários não a descaracteriza por completo. Para Enfermagem a prática da acupuntura se apresenta nestaperspectiva como tecnologia de intervenção capaz de atender o homem de forma mais integral e menosmedicalizada.