Educação em saúde no ensino infantil: metodologias ativas na abordagem da ação extensionista

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

relatar a experiência de educação em saúde realizada para crianças e seus familiares através doProjeto de Extensão Calendário da Saúde.

Método:

a ação foi realizada na Creche Menino Jesus, emCaicó/RN, utilizando metodologias participativas para a área de saúde, junto ao aporte teórico da disciplinaProcessos Fisiológicos, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande doNorte.

Resultado:

foi evidenciado o importante papel que a educação infantil desempenha nodesenvolvimento físico, social e emocional das crianças, especialmente daquelas que apresentam fatorespotenciais de vulnerabilidade social. As ações direcionadas para as crianças estimularam o autocuidado e oconhecimento do corpo e do espaço, bem como a valorização de espaços saudáveis e do ambienteequilibrado.

Conclusão:

a educação em saúde configura-se um instrumento eficaz no processo de promoçãoda saúde, ao permitir o desenvolvimento da autonomia e formação cidadã do indivíduo, tornando-o partícipena construção do conhecimento em saúde.