Rev. enferm. UFPE on line; 7 (2), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
dimensionar a dor de recém-nascidos submetidos a punção venosa e identificar a assistência deenfermagem. Método:
trata-se de estudo quantitativo, transversal e observacional desenvolvido na Unidadede Terapia Intensiva Neonatal de hospital público de Fortaleza-CE, com 110 recém-nascidos e 110 profissionaisde enfermagem. Foram utilizados um formulário e a Neonatal Infant Pain Scale (NIPS). Os dados foramorganizados no programa Microsoft Excel e apresentados em tabelas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê deÉtica em Pesquisa da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, sob o Protocolo n. 070/2010. Resultados:
91% dos enfermeiros e 3% dos técnicos de enfermagem utilizaram medidas não farmacológicas para o alívio dador neonatal. A medida não farmacológica mais utilizada foi a glicose a 25% (88,6%). Através da NIPS,percebeu-se que 57,1% dos recém-nascidos sentiram dor na punção venosa periférica e 24% na punção venosacapilar. Conclusão:
os profissionais de enfermagem identificaram a dor nos recém-nascidos, contudo, nãohouve totalidade na utilização de medidas não farmacológicas para redução da dor neonatal.