Rev. enferm. UFPE on line; 7 (2), 2013
Publication year: 2013
Objetivo:
analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a implementação da educação permanente emenfermagem nos serviços de saúde. Método:
trata-se de revisão integrativa para a qual foi elaborada a questão depesquisa: Quais são as estratégias para a implementação da educação permanente em enfermagem nos serviços desaúde?. A busca das informações foi realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Foram selecionados cinco artigoscategorizados para a análise em 2 eixos:
As estratégias de intervenção da educação permanente e Os resultados dasintervenções da educação permanente. Resultados:
constatou-se que as experiências disponíveis proporcionaramaproximações a estratégias para a implementação da educação permanente, mas não evidenciaram mudanças nosprocessos de trabalho, com impactos na qualidade da assistência e na melhoria das condições de trabalho. Conclusão:
aestratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do setor ainda semantém longe de ser cumprida.