Aprendizado e prática do aleitamento materno na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: vivência de mulheres

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (3), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

analisar o efeito das orientações de enfermagem no aprendizado e na prática materna daamamentação no momento da alta do recém-nascido da unidade de terapia intensiva.

Método:

trata-se deestudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Após a autorização do Comitê de Ética emPesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob o Parecer n. 5531.0.000.313-9, foramentrevistadas 15 mães. A coleta de dados foi realizada com formulário e um roteiro de entrevista. Na análisepor agrupamento dos dados convergentes foram identificadas três categorias.

Resultados:

os resultadosdemonstraram déficit no conhecimento quanto aos benefícios nutricionais e imunológicos, à conservação doleite, à manutenção da lactopoiese, à prevenção de fissuras mamilares e à técnica da massagem e ordenha.

Conclusão:

embora as mães tenham a percepção de que a orientação recebida foi satisfatória, do ponto devista técnico, foi observado que é necessário utilizar uma orientação dialógica baseada nos aspectossocioculturais da mulher e da família.