Assistência à mulher no climatério: discurso de enfermeiras

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (3), 2013
Publication year: 2013

Objetivos:

investigar a atitude de enfermeiras na assistência à usuária no climatério e analisar a relaçãodessas profissionais com a paciente que vivencia esta fase. Método estudo exploratório com abordagemqualitativa realizado com 140 enfermeiras da Estratégia Saúde da Família (ESF), em João Pessoa/PB/Brasil. Osdados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e analisados mediante a Técnica de Análise deConteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba,CAAE n° 0037.0.126.000-07.

Resultados:

as atitudes adotadas pelas enfermeiras na assistência à usuária noclimatério foram a garantia do sigilo profissional, respeito à privacidade, acolhimento, assistência qualificadaà usuária.

Conclusão:

evidenciou que, embora o discurso das enfermeiras esteja de conformidade com osprincípios éticos que norteiam a atitude profissional do enfermeiro, a assistência à usuária no climatério, noreferido âmbito, é prejudicada, em parte, pela falta de capacitação delas para lidar com questões específicasdo climatério.